Edge Mídia na Freezone da COP 30

Área não governamental da conferência recebe arte e cultura mostra a força feminina nas artes

Um colorido mosaico feminino vai predominar no espaço de Artes Plásticas da Freezone Cultural Action, área não governamental da COP 30. Aracely Miranda, Lília Lena e Nazaré de Mello são as artistas convidadas por Clayton Faber, embaixador das artes plásticas do evento, a exporem seus trabalhos.

Dentro do formato "Monalisas Brasileiras", o artista plástico Dilson Cavalcanti terá um quadro da jovem Tainara Takua, homenageando as mulheres indígenas do Brasil. Para quem não sabe, Tainara tem 24 anos, é cantora, intérprete, multi-instrumentista e compositora da etnia Mbya Guarani. Cavalcanti, inscrito no Programa Disruptivos Culturais, também terá outras duas obras, estas no estilo abstrato, que remetem à degradação das florestas.

"A maioria das obras trouxe muitas expressões em cores primárias, causando um impacto visual exuberante, síntese do que há de mais belo na arte brasileira", analisa Chico Cortez, curador artístico do Programa Disruptivos Culturais.

Pontos de convergência de todos os artistas presentes são os trabalhos, em sua maioria, inspirados nas formas e cores da fauna e flora da Amazônia, bem como na religiosidade local em devoção à Nossa Senhora de Nazaré. Considerada uma das maiores e mais tradicionais celebrações católicas do mundo, o Círio de Nazaré atrai fiéis do mundo todo e claro, tem inspirado artistas de todas as expressões. Segundo a História, a peregrinação religiosa foi realizada pela primeira vez no ano de 1793.

A exceção na mostra se resume à obra em homenagem à jovem cantora indígena de Dilson Cavalcanti. A partir de uma estrutura matriz, uma composição gráfica se utiliza da figura da icônica Mona Lisa de Leonardo Da Vinci para homenagear mulheres brasileiras de relevância disruptiva. A inspiração para fazer a Monalisa Tainara Takua veio pelo fato da jovem ser um exemplo de mulher disruptiva da atualidade. A artista tem surpreendido o público e a crítica com sua música, que se inspira em cantos étnicos de sua família, fundindo-os a ritmos da Música Popular Brasileira. Duas outras obras inscritas para a mostra são abstratas, representando a degradação das florestas.

Quem é quem na exposição

Aracely Miranda é artista plástica, cantora e musicista, natural do município de Castanhal (PA), cuja sensibilidade e identidade amazônica ecoam em cada traço e pincelada de sua obra. Seus trabalhos artísticos são um encontro do ser humano e a natureza, revelando uma Amazônia viva, misteriosa e profundamente poética.

Instagram: @aracelymir

Lília Lena é artista plástica, escritora e médica nascida em Belém. Nas artes é autodidata, tanto na literatura como nas artes visuais.

Instagram @liliamartinsleal

Nazaré de Mello é pedagoga, artista plástica e também escritora, com uma vasta obra dedicada à literatura infantil. É membro da Academia Paraense de Letras – e do IHGP –  Instituto Histórico de Geográfico do Pará e Instituto de Artes da Mulheres da Amazônia.

Instagram: @azarethartes/

Dilson Cavalcanti é pernambucano e vive em São Paulo desde criança. Seu trabalho artístico persegue a arte abstrata. Em 2019, no contexto dos eventos que marcavam os 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci, criou o Projeto Monalisas Brasileiras, uma composição gráfica que retrata mulheres de relevância no Brasil, tanto do passado quanto da atualidade.

Instagram: @dilsoncavalcanti.art/

Clayton Faber é artista plástico paulista radicado em Belém do Pará, que encontrou na arte a melhor forma de transpor barreiras comuns ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e do Parkinson. Radicado em Belém do Pará, tem obras expostas como acervos permanentes na Alemanha e Bélgica, com trabalhos em mais de 15 países como Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Inglaterra, Bélgica, Arábia Saudita, Suécia, Itália, China, Marrocos entre outros.

Instagram:@claytonfaber_artdeco/

Serviço:

De 12 a 21/11/2025

Praça da Bandeira, região central de Belém do Pará

Acesso livre

O QUE TEREMOS?

O livro "Memórias do deck", autoria de Francisco Ancona Lopez e editado pela Garoa Livros, também estará conosco, porque a CULTURA é eixo estratégico da Smart Colony.

www.memoriasdodeck.com.br

Exposição de artes, com obras de Clayton Faber, Aracely Miranda, Lília Lena e Nazaré de Mello, artistas locais, e Dilson Cavalcanti, de São Paulo.  

Palestra "Uso responsável do álcool", com Vladimir Stein, chef de cozinha e bartender premiado. 

Coquetel, somente para convidados - caipirinhas feitas com frutas da Amazônia e a cachaça premium ALZIRA, um oferecimento de LA PASTINA

Sobre a Innovati

A Innovati é uma empresa líder em inovação e desenvolvimento de negócios, comprometida em capacitar empreendedores e transformar ideias em realidades de mercado. Com uma abordagem disruptiva e foco em resultados, a Innovati continua a ser um catalisador de sucesso para empreendedores em todo o mundo. https://innovati.io/

Sobre o SIID ERA

Núcleo integrador que conecta universidades, investidores, artistas e comunidades em uma plataforma civilizatória aplicada. https://siid-era.innovati.design/

Sobre o Instituto Cultural Artô

Seu propósito é envolver crianças, jovens e adultos como protagonistas na construção de uma sociedade mais consciente, crítica e colaborativa. Desenvolve seu trabalho baseado nos princípios do filósofo e educador colombiano Bernardo Toro, que estabelece critérios de desenvolvimento humano por meio da educação, que ele chamou de "Código da Modernidade", tudo que o ser humano precisa desenvolver para viver pleno no mundo contemporâneo. https://www.institutoarto.org/

Apoios e Parcerias

Abal-Associação Brasileira do Alumínio / Norsk Hydro / Alcoa / Recicla BR / Novelis / CBA / Termomecanica / MRN / Talentos da Amazônia / Semas/PA

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *